quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O QUE É VENDA DIRETA?

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e/ou serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. 

Hoje atinge dimensões globais.
Praticada sob formas distintas - pessoa a pessoa, "party plan", via catálogos ou guias - estando presente em todo o mundo, envolvendo os mais diversos setores da economia, que vão desde produtos de limpeza a automóveis.

A V.D (venda direta) se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e grande capacidade de expandir-se geograficamente, com um exército de vendedores cobrindo uma ampla área.

Para as empresas, o sistema representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais.

Para o revendedor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme sua dedicação ao negócio e crescer como pessoa e principalmente como profissional, onde em alguns casos o sistema possibilita que seja tratado como um empreendedor.

Já para o consumidor (comprador), a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional.

Para a sociedade é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece a oportunidade de complementação da renda familiar e de trabalho para as minorias.

Alguns sistemas hoje, chamados de MULTINÍVEL, MARKETING DE REDE ou qualquer outra nomenclatura que possa receber, possibilitam também a oportunidade do vendedor, com espírito empreendedor, crescer financeiramente dentro da estrutura comercial da corporação.

As primeiras notícias que se tem da venda direta no mundo moderno datam do final do século XVIII, quando a Enciclopédia Britânica passou a ser uma das primeiras empresas a adotar este sistema de comercialização.

NO BRASIL

A ABEVD nasceu em 1980 com a missão de desenvolver e valorizar o sistema de venda direta no país, promovendo relações éticas com os consumidores, vendedores diretos e entre empresas, estimulando assim a auto-regulamentação do setor.

As primeiras empresas associadas foram a AVON, NATURA, ALGEMARIN, JAFRA, YAKULT, STANLEY HOME, DALIJÚ, ELLEN JOY, VOGUE, DAYA e SHARMON.

No quadro abaixo algumas das datas da entrada ou estréia das grandes marcas de venda direta no país:

Venda Direta no Brasil
1959Avon
1969Natura e Stanley Home
1970Chrystian Gray, Jafra, Rodhia, Tupperware
1980Segmento cresce 20% ano ano
1980Fundação da ABEVD
1981Pierre Alexander
1988Hinode
1990Amway, Bom Apetite, Nature’s, Sunshine, Hermes, Yves Rocher, Post Haus
1995Herballife
1996/98MaryKay, DeMillus
1999Nu Skin
2000Nestlé
2001Jafra, Yakult Cosmetics, Tianshi
2002Anew, Flora Brasil, Sara Lee, Aretta e Essence
2003Bionativa, Ceraflame, Morinda, Ayur Vida, Catálogo Legal e Perfam
2004Contém 1G e Fibrative

Fonte: http://www.abevd.org.br/htdocs/index.php?secao=venda_direta  -  (DADOS DE 2007 PELA ABEVD)

Hoje, são milhares de empresas que se utilizam deste sistema de vendas!

Entre as que não foram citadas no quadro acima, incluímos algumas marcas:
. Jequiti (Grupo Silvio Santos)
. Eudora (Grupo O Boticário)
. Belcorp (L´Bel, èsika e cyºzone)
. Lumi Cosméticos
. YES Cosméticos

E este mercado é tão grandioso que NÃO para de crescer ano a ano!!




FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...